sábado, 12 de dezembro de 2009

REPRISANDO:SAINDO DA CRISE PARA O AVIVAMENTO (Bispo Manoel Pedro)

SAINDO DA CRISE PARA O AVIVAMENTO
O texto bíblico que tomamos por base para esta mensagem é a narrativa de Jonas, o profeta que, ao ser chamado por Deus para levar a mensagem aos Ninivitas, recusou, entrou em crise e fugiu para uma cidade chamada Társis. Como ninguém pode escapar de Deus, ele finalmente é levado a Nínive e lá acontece um grande avivamento.Os grandes Avivamentos da história da igreja e do povo de Deus aconteceram em ocasiões de crises. É na crise que o Espírito Santo age e constrange o povo a buscar mais a Deus.Temos no segundo livro das Crônicas uma linda história de avivamento em tempos de crise. Veja a narrativa: E naqueles tempos não havia paz, nem para o que saía, nem para o que entrava, mas muitas perturbações sobre todos os habitantes daquelas terras. Porque nação contra nação e cidade contra cidade se despedaçavam; porque Deus os perturbara com toda a angústia. Mas esforçai-vos, e não desfaleçam as vossas mãos; porque a vossa obra tem uma recompensa. Ouvindo, pois, Asa estas palavras, e a profecia do profeta Odede, cobrou ânimo e tirou as abominações de toda a terra, de Judá e de Benjamim, como também das cidades que tomara nas montanhas de Efraim, e renovou o altar do SENHOR, que estava diante do pórtico do SENHOR. E reuniu a todo o Judá, e Benjamim, e com eles os estrangeiros de Efraim e Manassés, e de Simeão; porque muitos de Israel tinham passado a ele, vendo que o SENHOR seu Deus era com ele. E ajuntaram-se em Jerusalém no terceiro mês; no ano décimo do reinado de Asa. E no mesmo dia ofereceram em sacrifício ao SENHOR, do despojo que trouxeram, setecentos bois e sete mil ovelhas. E entraram na aliança para buscarem o SENHOR Deus de seus pais, com todo o seu coração, e com toda a sua alma” (2 Cr 15. 5-12).
Estamos vivendo no meio evangélico uma crise eclesiástica sem precedentes. Alguns estão até empolgados com um aparente crescimento, mas o mapa geral é decadente e lastimável. A igreja no geral se encontra fragmentada e correndo risco de ser engolida pelos mega-movimentos evangélicos televisivos. Os “grandes” pregadores da Tv e os “grandes” congressistas com os seus congressos que deixam as igrejas em situação ofegante, pois os seus membros são bombardeados com toda sorte de doutrina.A nossa esperança é que a crise aumente e o Espírito Santo nos convença que o suposto crescimento em voga, não tem os ingredientes que Deus deseja, pois para Ele quantidade sem qualidade perde a sua significância e importância.A crise já se faz sentir na vida de muitos ministérios em aspectos relevantes. Igrejas e ministros com sérios problemas nas áreas ministerial, familiar, financeira, social, material, intelectual, doutrinária, ética e espiritual.Muitos líderes de igrejas ainda não fugiram por lhes faltar o navio e a passagem para Társis, a exemplo de Jonas.Jonas teve atitudes erradas. São as atitudes na nossa vida que irão determinar o sucesso ou o fracasso. É certo que Deus avalia as motivações do nosso coração. Elas determinam as atitudes. Nós julgamos as pessoas pelas suas atitudes, mas Deus leva em conta muito mais as motivações do coração. Muitas vezes fazemos o que não queremos fazer. É uma questão de alma aprisionada. O espírito quer uma coisa, mas a alma faz outra ( Rm 7. 14-24 ).O texto de Jonas nos mostra que ele estava sempre descendo até que chegou ao porão do navio. O nosso Deus sempre quer que subamos. Descer não é a nossa rota. A desobediência é que nos leva ao fundo do poço.Subir é a rota estabelecida por Deus para o Seu povo. No Salmo 24 lemos: “Quem subirá ao monte do SENHOR, ou quem estará no seu lugar santo? Aquele que é limpo de mãos e puro de coração, que não entrega a sua alma à vaidade, nem jura enganosamente. Este receberá a bênção do SENHOR e a justiça do Deus da sua salvação. Esta é a geração daqueles que buscam, daqueles que buscam a tua face, ó Deus de Jacó”. Quem cresce deve vigiar para não se deixar tocar pelos que não podem e nem querem subir. Jesus não permitiu que Maria o tocasse. Cuidado, tem sempre alguém em nossa volta querendo nos arrastar para baixo, querendo puxar o tapete.O homem e a mulher de Deus, chamados para ministérios, precisam de uma consciência clara do propósito de Deus e ser cuidadoso para não permitir que a chama venha a se apagar com as águas das tempestades inesperadas da vida.Jonas na sua fuga é testado por pessoas que ele jamais imaginara. Perguntas inquietantes lhe são dirigidas pelos marinheiros:
“Então temeram os marinheiros, e clamavam cada um ao seu deus, e lançaram ao mar as cargas, que estavam no navio, para o aliviarem do seu peso; Jonas, porém, desceu ao porão do navio, e, tendo-se deitado, dormia um profundo sono. E o mestre do navio chegou-se a ele, e disse-lhe: Que tens, dorminhoco? Levanta-te, clama ao teu Deus; talvez assim ele se lembre de nós para que não pereçamos. E diziam cada um ao seu companheiro: Vinde, e lancemos sortes, para que saibamos por que causa nos sobreveio este mal. E lançaram sortes, e a sorte caiu sobre Jonas. Então lhe disseram: Declara-nos tu agora, por causa de quem nos sobreveio este mal. Que ocupação é a tua? Donde vens? Qual é a tua terra? E de que povo és tu?” (Jn 1. 5-8).
Sendo Jonas jogado ao mar Deus ordena a um peixe vomitá-lo na praia. O peixe se enjoou de quem Deus jamais o faz. Ele é misericordioso para conosco e sempre nos dá uma segunda oportunidade.A pregação de Jonas em Nínive provocou um avivamento que durou 250 anos. Deus sabe o que faz e tudo que Ele faz é bem feito. Aquele tinha razões para rejeitar Nínive, mas ele não podia se basear em sua vontade. Ele teria que seguir a direção de Deus, mesmo tendo razões para se opor. Quando Jonas cumpre a missão, Deus realiza um grande avivamento. Deus quer trazer-nos um grande avivamento, mas nós, os Jonas de hoje, precisamos sair do ventre dos peixes que nos aprisionam: O peixe da indiferença, do comodismo, individualismo, exclusivismo, partidarismo denominacional e/ou ministerial; o peixe do sensacionalismo, estrelismo, competitismo, materialismo, etc. Eu creio que até mesmo os que estão perdidos indo para Társis, Deus vai pegá-los e colocá-los na praia do avivamento que mobilizará a igreja a evangelizar as nações da terra. Deus fará isto porque é chegado o tempo da colheita, amém!Bispo Manoel Pedro de Souza
Feira, 16/ 11/2009------------------------------------------------

Resposta de Mano Serafim:
Graça e Paz da parte do Todo Poderoso em Amor não fingido,
Querido Bispo Manoel Pedro permita-me ir um pouco mais a fundo nesta cisão, cuja questão aponta para
o Status Quo Eclesiástico de nossos dias...
Nada poderia ser mais impactante quanto pactuante e que faça jus à cara e a alma da atual igreja evangélica de agora..., o que a mídia televisiva nestes últimos dias tem veiculado em Brasília revela não somente no DF, mas em todo o Brasil (nas prefeituras, nos governos estaduais) a corrupção nojenta nas assembléias, câmaras de vereadores, senado federal, entre os partidos políticos (mensalão), e o CONCHAVO das igrejas evangélicas com os políticos – Ano que vem tem eleição e os acertos políticos já estão sendo feito nos gabinetes pastorais de muitas igrejas evangélicas, principalmente na igreja de GENTE GRANDE que ta na TV em horário nobre, pregando o EU-vangelho das Cobiças ANIMALESCAS...,
Daí surgem os apelos que revelam as motivações, ou seja: “quem tem o MEU ministério, quem possui o meu REINO (quantidade de membros alienados de Deus), e o resultado notório seja a manipulação das OVELHAS (pessoas) de Cristo, os quais se vendem aos diabos das perdições: Muito dinheiro, poder e sexo!Detesto ter que falar sobre isso, mas é que a minha alma entra em ebulição quando vejo tamanha manifestação ANTICRISTÃ.Ora, quem viu as imagens veiculadas nos telejornais do País pôde se sentir enojado com tais LIDERE$ EVANGÉLICO$ - A ORAÇÃO do Dep. Junior Brinelli chega a causar náuseas no estômago de quem ao Evangelho pertence e tem consciência de tal dissimulação feita por eles,“Senhor tu sabes que SOMOS FALHOS, mas Abençoa as NOSSAS SAFADEZAS E NOS COBRE COM O SANGUE DE JESUS”- O salmista diz que Deus não aceita SUBORNO contra a Justiça!
A minha indagação ante aos fatos externa total repugnância com a atual bancada política evangélica no Governo, particularmente eu não VOTO em EVANGÉLICO!
Posto isso percebo o espírito do ANTICRISTO na vida destes políticos doentes pelo poder de qualquer forma, mesmo que isso lhe exija a dissolvência de sua própria consciência e alma ante aos princípios morais do Evangelho instalado na vida de quem ao próprio Evangelho surtou em estilo de vida como PARADIGMA ESPIRITUAL.
A minha pertinente pergunta ecoa nos corredores das Catedrais da irmandade: a QUE espírito pertencemos de fato?- Ao espírito de Cristo e concomitantemente ao Evangelho?- Ao espírito de MEU MINISTÉRIO PERSONALIZADO E PATENTEADO?- Ao espírito de um AVIVAMENTO SURREAL (que só cabe num coração nostálgico de uma igreja que já faz tempo que está Caída)?
A que espírito pertencemos meus irmãos????Parece-me que o AVIVAMENTO está além de ser algo que Aconteça no coletivo INCONSCIENTE, mas no SUBJETIVO e no CONSCIENTE de quem COM Jesus se faz UM só espírito... (pense nisso).
E tal consciência avivada no amor do Evangelho transpira a VERDADE pelos poros do CORPO-IGREJA-INVISÍVEL-REAL de Cristo Jesus nesta Terra, onde o amor que a torna AUTENTICA já se exalou dos corações faz tempo..., Impossível haver AVIVAMENTO se não existir um PROPÓSITO da Igreja de procurar viver na Verdade existencial do Evangelho Bíblico.
Penso que na nossa maioria de evangélicos desconhecemos, a Qual espírito pertencemos!
Semelhante a João que no regresso da evangelização de Samaria rogou a Jesus que descesse fogo do céu para consumir aqueles que não receberam a Palavra da vida em seus corações – automaticamente Jesus o repreendeu: “vocês não sabem de que espírito eu sou”? E prossegue soltando o verbo: "Eu vim salvar a alma do homem e não destrui-la".
A minha intenção aqui não seria outra senão reverberar uma critica num espírito construtivo a real Igreja do Senhor neste exato momento delicado que atravessa na História!
Tenho por certo que nestes últimos dias com tais episódios, alguns de nós semelhantes aos filhos do TROVÃO (Bajornas) sentimos um forte desejo de FULMINAR estes caras que maculam a “SANTA” igreja-institucional arrogada pelos protestantes da reforma...,
Olha do jeito que as coisas estão caminhando com tamanha velocidade e disparate, o restolho e as migalhas do que sobrou do caráter humano (principalmente dos que moralizam a MORAL) se misturam com as boas intenções dos que foram vitimados pelo SISTEMA CAPITALISTA CLERICAL, embora com algumas REFORMAS que se adéquam com a modernidade e esperteza nas falcatruas dos gabinetes EPISCOPOLITIZADOS...,
Penso, que agora, e neste instante do dia que se chama HOJE na presença de Deus, mais do que nunca que seja um momento de refletimos e decidirmos espiritualmente de QUAL ESPÍRITO PERTENCEMOS como discípulos de Cristo Jesus neste Mundo louco!Eis que a hora da VERDADE seja agora, e já seja o começo de iniciar neste momento, uma VEREDA de des-construções, digo, de toda a PORCARIA DOUTRINARIA (lavagem cerebral) que fora impregnada em nossa MENTE.
Quando você SURTA no coração e opta em andar pela contra mão (usando o bom senso) deste atual espírito religioso (como discípulo de Jesus) dado ao deus deste século. O que de imediato penetra em sua alma é a Graça da Vontade de Deus para a sua vida, e tal Unção de Deus em sua vida o fará livre de todas as Teologias pagãs, e livre de todos estes evangelhos-da-pouca vergonha existente.O eu, cada um possui o seu, porém, o EVANGELHO DE JESUS CRISTO, o Eu prevalecente seja somente o SEU instalado no espírito do discípulo, pois, em Cristo se encontra a nossa VARONILIDADE concedida por Deus, cuja estatura de varão perfeito deva ser alcançado dia após dia no chão do discipulado ante ao DOGMA da Sã Doutrina, segundo a imagem do FILHO DO HOMEM!
Aprendamos juntos com o Saulo de Tarso que por sua vez de Jesus recebeu tal direção: A Vontade de Deus nunca irá levá-lo aonde a Graça de Deus não possa protegê-lo.
Conquanto, queridos irmãos em Cristo, saiba de um valor ético-moral e essencial para ti, jamais negocie a sua liberdade de cristão, mesmo que isso possa te custar a sua própria condição moral ante ao sistema religioso putrefato.
Oremos então para que Deus tenha misericórdia de nosso País, de nós e dos nossos lideres narcisistas ao extremo.
Acredito na cura deles quanto da Igreja, e aguardo que os mesmos se arrependam e voltem ao primeiro Amor, isto é, revolvam ao Caminho da Videira Verdadeira!
Mano: Alfredo Serafim

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Caro leitor deixe o seu comentário. Desejamos lembrar que este espaço virtual cabe a todos democraticamente , desde que se comportem com respeito e ética(sem o tal do anonimato)...
Vale salientar que qualquer Artigo (postado no blog) pode ser reproduzido, copiado ou divulgado, desde que sejam sitadas a sua fonte e a sua autoria.
Att,
Moderador do Blog