sábado, 22 de janeiro de 2011

RETRO: A Graça contraria as evidências...

Dias atrás alguém me disse que eu deveria rever os meus conceitos Teológicos (risos) ...
Ora, o que  eu havia dito era, o que existe-há aí como forma de (modelo de tirania) 'igrejas' na fôrma, não passava de pura ufania!
-- Loucos e débeis São áqueles que deixaram-se persuadir ante a lábia Teo-lógica do Neopentecostalismo enlatado putrefato...
Jamais galguei sobre linha teológica alguma e nunca busquei me parecer com qualquer pregador evangélico.
Tenho as minhas convicções espirituais baseadas de uma leitura perceptiva e  direta do Evangelho (nos 04 evangelhos), não que eu não tenha jamais lido, lidado e ouvido pessoas sensatas..., e tido tal discernimento de que o Evangelho para mim seja o tudo nesta existência, ao contário do que se possa pensar a meu respeito...
Quando surtei no Evangelho..., o Mundo parou diante de mim, e então, a minha perspectiva foi trans-formada existencial-Mente Nele-Jesus!.
Ao oposto do que se possa(m) saber [não-sabendo] e des-conhecer de mim e para mim mesmo[quanto a mim e somente a mim me diz respeito], já li muita gente boa no caminho [muita coisa boa se instalou na minha alma] Como também já vomitei muita literatura que fazia o meu estômago num frenesi só, ruminar (vivia mergulhado num fluxo de intermináveis deveres para agradar a Deus)...,
Já trabalhei ao lado de pastores, mas na verdade íntima de meu coração nunca desejei ser um pastor de Púlpito ou qualquer coisa parecida. E o interessante na Época, quanto mais eu me identificava e crescia na graça do Povo, mais eu entrava em profunda aflição e conflito no coração - para o povo que na maioria das vezes nos vê como "alguém" especialmente qualificado para estar ali na frente, no pedestal , na liderança, com a mão na massa, e no ativismo religioso...,
Por exemplo: ensinando, pregando, evangelizando, aconselhando, treinando, discipulando, orando com os liderados incenssantemente (quase que adoeci a minha única alma).
E envolvido em outras demandas mil -, Seria notório que um dia eu fosse um pastor á frente de uma igreja local...
Ora, isso minha mãe guardava no peito; o meu saudoso pai já havia  espalhado a 'notícia' para seus amigos; e a minha família curtia com uma grande expectativa ...
Todavia o meu coração por vezes digladiava contra a minha mente e contrariava todas as expectativas exteriores dada as opiniões alheias, e ...,
O que está escrito aqui não significa mais um desabafo, pois, já o havia dito e escrito em outras ocasiões, embora em outro contexto, mas já o havia... e agora, novamente escrito. E daí?
Conquanto o que de fato me Conduziu a reproduzir o que já havia escrito e portanto: dito, digo, reverberar novamente o que para mim já está resolvido quanto crido, e sendo assim hoje vivo sem mais nenhuma culpa ou enfadonha neurose existencial, mas livre - leve, tranquilo e ciente de que em Cristo sou-estou salvo de todos os juízos dos homens, do diabo interior, e do Diabo exterior!
Portanto, o que me cabe como existencialmente fato vívido dentro do tempo e do espaço que se chama HOJE é ...
O seguir crendo pelo NOVO e VIVO Caminho da existência espiritual; sendo assim lavado, e remido pelo precioso sangue, como de Cordeiro sem defeito e sem mácula, O Sangue de Cristo, conhecido, com efeito, antes da fundação do mundo, porém, MANIFESTADO no Fim dos Tempos, por amor de vós ... [ quem afirmou tal verdade foi Pedro e não a nossa Teologia] Primeira Epístola do Apóstolo Pedro 1:20.
As Escrituras Revelam que houve Redenção de toda a Criação antes de qualquer coisa ter Sido criada, pois o Cordeiro de Deus foi sacrificado ANTES da fundação do mundo. Então, toda uma criação e graça divina, posto que NADA seja sua própria Causa, visto que tudo procede de nada e Deus o precedem.
Se nada havia, então tudo o que há é Graça. Pois, o que se passa não é um SER - um sendo por ato de vontade De quem é então, tudo o que daí decorre é Graça (favor imerecido), pois somente uma Graça fornece o material  que uma Inexistência necessita para existir : Amor doador e criativo.
Deus é Amor porque Amar é a Sua Vontade Essencial de Ser e Criar.
E todo o inventor (criador) ama a sua invenção (criação)!
Saíba que o amor é o motor de qualquer existência, qualquer!
 O Amor é o mantenedor da vida. Nenhuma energia vibrou no Cosmos [ "e Deus amou o mundo (cosmos) de tal maneira"] antes do Amor.
O Universo, portanto, é um derrame cósmico de Graça!
Retomando ao assunto de quem me 'julgou' insensato por eu não aderir a nenhuma logia, esta seria a minha resposta: Eu sou apenas um: APENAS , e apenas percebo que seja tudo, ou tudo seja, uma questão de graça da Graça divina!
A FÔRMA QUE DEU forma a igreja atual des-botada e pálida não procede do Deus da graça e do Amor eterno!
Nem mesmo Jesus seria um déspota na vida de ninguém, eu descobri isso conforme fui me entregando ao seu amor e graça!
Então não deixe que ninguém venha constrangê-lo meu querido e minha querida!
Se assim você desejar serví-Lo, O sirva em atitudes com o próximo e em liberdade total do Seu amor, todavia, com/ e por amor recíproco [consciência e espírito voluntário] ...
E se a Criação Evoluiu para estágios complexos de diversidade e desenvolvimento, mesmo isso é Graça aos olhos de quem crê que há um Ser Criador e Mantenedor de tudo que há - uma Pessoa que é Deus de Eternidade a Eternidade - o Senhor (Sl.90 ).
Aliás, um Deus que não Fosse Graça não criaria alguma coisa, pois o ato de chamar à Existência aquilo que não existe para que venha a existir é uma decisão de graça, visto que Deus não Criou para se fazer acompanhar no Universo.
Afinal, um Deus que se entrega como garantia de sua própria criação antes de realizá-la é mais multiforme em Seu Amor do que se pode imaginar, como assim são extraordinariamente diversas como e fez criaturas que são inconcebíveis as variáveis em todos os Seus atos criadores [ não é preciso ser um gênio para saber disso, mas apenas ter discernimento].
Se um vem antes de tudo (Graça) - O Cordeiro imolado antes da Criação do mundo -, então se pode ver nas variedades da Criação uma analogia multiforme da Graça de Deus, que se faz crescer em infindas adaptabilidades, posto que uma Forma não seja a Vida , porém uma vida tem muitas formas e evolui de modo pertinente ao crescimento da Vida.
Todavia se percebe que um seja o Deus das infinitas formas!
Os aplicativos da Graça em relação aos Homens são, no mínimo, quantas são tão variados como criaturas das variedades Criadas.
Basta ver as suas nuances de Alma, ...
Basta um perscrutar na sua íris, ...
Basta comparar as suas impressões digitais de com outra pessoa!
Ah! e se lhe interessar saber de onde vem a minha epistemologia?
Não se engane; "Eu sou!"(rsrs)
Uma verdadeira graça de Deus é contrária ás evidencias como expectativa em torno do que se cogita pela razão do olhar e da percepção!
A minha Theo-cristo-logia procede do Seu ensino experimental e questionador.
O Qual por multiforme graça é:  o Verbo, a Palavra Encarnada e o Espírito que instrui-me e guia!
Como disse o Apost. João, ...
A unção dada aos santos!
E esta está em mim amontoada!
Acredite!
É bem simples assim.
Inteiramente debaixo da Graça e... aos pés do Mestre, como diria o  Pr.. Enivaldo.

Mano Serafim..........................03/02/2010.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Caro leitor deixe o seu comentário. Desejamos lembrar que este espaço virtual cabe a todos democraticamente , desde que se comportem com respeito e ética(sem o tal do anonimato)...
Vale salientar que qualquer Artigo (postado no blog) pode ser reproduzido, copiado ou divulgado, desde que sejam sitadas a sua fonte e a sua autoria.
Att,
Moderador do Blog