terça-feira, 27 de julho de 2010

“Reteté!”


De: Gutox Rocha

Para: alfredoanjoserafim@gmail.com

Data: 26 de julho de 2010 15:22

Assunto: “Reteté!”



A paz de Cristo pessoal!


Gostaria de tirar uma dúvida com vocês sobre a questão do reteté, mistério e tal qual a base bíblica pra isso? Tem algum fundamento ou eh apenas afundamento? :P

Eu creio como em romanos fala do culto racional, que o reteté não existe o "racional".

Sou leitor dos blogs de vocês e curto muito os posts, inteligentes e interessantes.

Abraços.

Desde já fico grato.

Att.

Augusto Rocha (Gutox)

Twitter:@Gutoxhieros

Orkut:http://www.orkut.com.br/Profile.aspx?uid=17461468320073574407

Jesus nos ama!
------------------------------------------------------------------------------------------

Resposta:

Mano Augusto,

Graça e paz na sua vida hoje e sempre!

Que bom saber que você é um seguidor do meu blog, aliás, do nosso blog, obrigado e fique a vontade para postar os seus comentários...

Quanto ao que batizaram de nome "re-te-té" faz referência ao evangeliquês dos neo-pentecostais. Expressão muito utilizada no meio da galera viciada em "mistérios” (que não se revelam, e jamais se revelarão para os mesmos), e diga assim de passagem, um besterol que não vale nem a pena tentar explicar, pois, não se chegará a lugar nenhum, portanto, nada é senão uma manifestação emocional dos crentes-adeptos de tais vibrações frenéticas. E ainda que fosse bíblico que fosse, posto que, o culto aos anjos, também se registra na Bíblia, e nem por isso seja aprovado pelo Evangelho. Bíblico que seja, deve ser examinado. A não ser que o própio Paulo tenha se equivocado em afirmar que culto aos anjos seria de fato um CULTO a CARNALIDADE, isto é, realizados por crentes da espiritualidade carnal - em relação a estes, o Apost. Paulo não pôde introduzir algo consistente e sólido feito COALHADA, visto que eles adoravam se alimentar de leitinho NAN!
Mano, daí surge as NEO-teologias corpo-orais: Batismo do riso; Batismo de fogo; batismos sei lá mais o que - coisa que Jesus e seus discípulos jamais ensinaram, comentaram ou desse algum crédito, espírito  ou valor próprio, a tais meninices -; cujas manifestações emocionais e conturbadas de um bando de meninos espirituais se espalham de forma doutrinária pela irmandade neopentecostal.
Embora eu nada tenho contra qualquer ente religioso e neopentecostal, eu só não concordo com as infantilidades dos mesmos e seus ensinamentos – Para uma boa orientação carismática de Paulo quanto a MANIFESTAÇÃO e a UTILIZAÇÃO SADIA dos dons do Espírito Santo em pró do CORPO de Cristo (Igreja), leia 1Co.14. E ficará vacinado pela sã-consciência espiritual de que certas "Unçãos"(unção de leão, unção de Davi, unção de Salomão, etc) que untam o pavaréu por aí, são produções humanas e irracionais - o lema é: "Uns-ÇÃO outros Não-ÇÃO . Uns são ungidos para tais honrarias e barganhas, e os outros que não "engolem" o alabastro de oléo de seus lideres megalomaníacos, estes são excretados e excumungados sem a OTORIDADE e a OMILDADE de seus apostolos mercadores.
E aí o "re-te-té" (o debulhar com o emocional dos benequinhos de carne) corre solto nos entremeios do engano, ora, não para "quebrantar" o coração do povo para Deus, mas, para fazer enfermar a mente do povo em nome de Jesus!
Re-te-Té?
O que eu não entendo é que os denominados NEO-pentecostais e que se arrogam PENTECOSTAIS, ainda não discerniram para que sirvam os DONS espirituais!(rsrsrs!)
Para estes, o “mistério que-é-um-mistério” e que de fato nunca e jamais se revelará, é o PODER de Deus atuando na vida do crente neopentecostal, cujo crente recebe um dentre diversos codinomes: "varão de fogo"[evangeliquês] - pena que eles não sabem o verdadeiro significado do FOGO na Bíblia!
O fogo na Bíblia sempre se refere ao JUÍZO de Deus sobre as obras dos homens, e a mais nada, ainda que a Teologia Neopentecostal queira retratar o fogo como a obra do Espírito Santo na vida do crente!
É como você mesmo disse acima sobre a tal racionalidade de CULTO (ensinada por Paulo), eles estão anos luz de compreender e discernir o que Paulo disse... O "fenômeno-fenomenal" do "RE-TE-TÉ" seria não menos que uma ir-racionalidade de culto ao Culto a Deus..., e para quem o culto é prestado com total lucidez no Espírito Santo...,
Para Paulo ao discernir no Espírito, o culto é instituído nos ambientes do altar do coração-emoção e do propiciatório mente-razão do crente - que sacerdote real-existencial foi formado em Cristo Jesus...,
E o sacrifício do culto racional, seria o sacrificar do si mesmo no templo de Deus que cresce para dentro, para dentro do crente (nós) - que é o nosso corpo como tabernáculo ERIGIDO para a morada do Espírito Santo (santuário divino).
Ora, a sensata sabedoria sugere como única expressão e graça de culto, i.e., nos convida nesta existência para uma madura consciência no Espírito, de que em Cristo tudo já esteja CONSUMADO -  e quem inventa tais coisas como o "Re-te-té", é justamente por que não tem/possui a unção dada aos santos, que a tudo discerne bem pelo espírito recriado em Deus!
É sabido que as religiões históricas e pagãs vivem e sobrevivem destas facetas místicas-mitologicas em nome de Deus, salve-salve, o cristianismo histórico!
Mas, e a Graça explícita de Deus?
E daí?
Ela é também a expressão(exata) mística do Cristo de Deus entre os homens, creia!
Sim, a Graça compreendida pelo Apost. Paulo,  dá origem ao Culto Racional e mais que racional a Deus - transcende, requer inteligência e sabedoria de quem adora, pois, inicia-se de dentro (templo) para fora e não como a maioria da cristandade imagina e cultua, ou seja, para o lado de fora (templo de pedra) – dada a contemplação de um  Deus que se adéqua as determinadas culturas e credos religiosos do pensar de uma época.
E o pior, sendo somente visto e percebido para o vislumbre das aparências – dadas as religiões estereotipadas pela cristandade empavonada pelos melindramentos de qualquer vento de doutrina - esta era a maior preocupação de Paulo em relação a espiritualidade dos irmãos.
Saiba que sou eu e é também você que temos que levar o “fogo” [consideremos como eles pensam que seja a unção dos santos] para a igreja, e não a igreja organizacional atear "fogo" em mim, posto que seja eu mesmo que sou a Igreja avivada de Cristo!
Ora, isso tem que ser existencial para mim e para todo aquele que pela inteligência nutre uma comunhão espiritual e humana com Jesus - tem que haver o CULTO - Aí sim, eu acredito que há um mistério na vida do crente na comunhão com o Seu Senhor. E isso é tão subjetivo quanto a minha salvação NEle!
Hoje a galera vive somente do que se pode ver, tocar e cheirar - a gente se tornou palatável e extremamente materialista quanto ao nosso ser tido como sensorial - se a gente sentir algum arrepio no culto pro lado de fora(ai...!), aí a gente define que há a presença de Deus naquele ambiente-lugar (então, glórias a Deus!); se a gente não sentir nada, nem sequer um queimar no estômago, a gente logo define que o culto não foi uma benção, ainda que o vento sopre e diga-nos: "Eh eu existo sim, mesmo que vocês não possam me ver e perceber, mas eu estou aqui, soprando veemente-mente!" (rsrssr).
Assim se caracteriza o espírito religioso e pagão em qualquer ambiente e conceito que tenta doutrinar, caricaturar, domesticar, teologizar, corporalizar, limitar, definir, mensurar e materializar, ou até mesmo esquadrinhar a presença santa de Deus!
E tem muitos que pregam que a gente deve buscar com afinco e com todas nossas forças o ponto geográfico da presença de Deus - O centro da vontade de Deus!
Deva ser que Deus possui um GPS espiritual de alta precisão. Rsrssrsrs!
E mais...,
Seja o A.Serafim, e os homens mentirosos e somente Deus verdadeiro!
Seja uma benção eu, e seja uma benção você!
Seja simples você, e simples sou eu!
Por que falo isso?
Seria arrogância de quem pensa saber alguma coisa, ou até mesmo do que está Escrito e ainda não REVELADO ou DITO a homem nenhum?
Não!
Eu apenas me coloco na posição de quem de Deus recebe todo este fluxo da bendita Graça!
Mas, que Graça bendita?
A Graça que revela ao discípulo de Jesus o seu lugar no Corpo, e como fragmento deste Corpo simples-mente discerne que este lugar jamais será igual ao posto-fragmento do qual o Senhor colocou outro irmão!
Outra coisa que para a maioria dos crentes seja dificil de compreender. É que Deus possui mult-maneiras de operar no meio de Seu povo e em todo o Universo. Ele mesmo traçou um caminho dentro do Caminho [que é uma pessoa-Jesus] para mim, e para mais ninguém. E este traçado linear posto a minha percepção e fé nesta vida, correponde a sua MULITIFORME Graça de agir na vida de cada pessoa que a Ele se escancara em Amor.
E decididamente se estabelece uma variável entre o ser e o que se pode ser permanecendo neste traçado-dentro-do-Caminho!
Sim! A Graça também revela a vontade de Deus ao crente. E o crente ta cansado de saber que não há bicho-de-sete-cabeças servir a Deus em Amor. O grande problema é que a maioria não quer, a maioria quer apenas brincar com Deus e tirar proveito disso, e em última análise, impressionar ás pessoas!
Mas, na hora de sacudir as roupas, calçar as sandálias e empunhar o bordão de uma nova consciência de seguir a Cristo, a maioria salta de banda...Por que? Porque estão VICIADOS no culto emocional da igrejina preguiçosa! E o que impera nos entremeios da cristandade protestante, é a empolgação das reuniões, o ativismo gospel e os negócios lucrativos realizados em nome de Jesus!
"O que eu vou lucrar com isso, ou o que Deus vai me dar por eu ter crido NEle?"
Considero isso como o zombar de Deus e pura maldade dos perdidos!
E é asim que eles, na sua maioria vêem a Deus, e lêem a existência!
Haja vista, que de Deus não se zomba!
Então, insisto:
Mas que Graça?
A graça de saber sem entender certamente o que se diz e crer que sabe – assim agiu na fé pai Abraão, o nosso patriarca-da-fé..,
Todavia, acredita e descansa mesmo sem saber o que convém que saiba entender, mas recebe e acredita que toda esta enorme ignorância de nada saber, sem entender, caminha e abraça o entendimento de que tudo já está feito Nele, e ponto.
Mas a pergunta foi feita em relação ao "RE-TE-TÉ" dos irmãos.
E daí?
No mais, penso que sejam apenas surtos de onipotências de seus idealizadores!
Abraço,

Em Cristo - Aquele que é.

Mano Serafim
------------------------------------------------------------------------

Muito obrigado pela resposta!

Apartou todas as minhas dúvidas!

FIca na paz!

Att,

Augusto Rocha (Gutox)

2 comentários:

  1. bla bla ba...bla bla ba....

    ResponderExcluir
  2. Ao anônimo

    Fique á vontade(ainda que aos "anônimos da vida" eu não costumo em dialogar), desde que beba uma garrafada de limonada bezerra!
    Um bom laxante para prisão-de-ventre, neste caso : "bla bla bla...bla bla bla...".
    E é tão simples assim, você bebe e corre para o banheiro!

    ResponderExcluir

Caro leitor deixe o seu comentário. Desejamos lembrar que este espaço virtual cabe a todos democraticamente , desde que se comportem com respeito e ética(sem o tal do anonimato)...
Vale salientar que qualquer Artigo (postado no blog) pode ser reproduzido, copiado ou divulgado, desde que sejam sitadas a sua fonte e a sua autoria.
Att,
Moderador do Blog