quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

“Dizendo-se sábios, tornaram-se loucos”


O que é o homem? 
É um animal racional. E que é um animal? É um ser vivo. Mas o que é ser vivo? É...
Teoricamente, esta cadeia é infinita, ou seja, definir algo é relacioná-lo a outras coisas e essas sucessivamente a outras e a outras em um regresso ao infnito.
Mas se é assim, como podemos falar de algo determinado, se nunca chegamos a saber o que é exatamente aquilo de que estamos falando?
...[...]...
O que é um caminho sobremodo excelente? 

É que Deus em Sua infinita sabedoria,  nos coloca no mesmo chão da discussão e que se torna invariavelmente impossível a idéia de que o homem seja o sol do universo animal e que as demais criaturas giram em torno dele. O homem pode estar nu(m) grau elevado dos demais seres vivos deste planeta, porém, isso não lhe cabe no direito de  pré-determinar o  curso das coisas que regem a existência.
Ora, e para evitar esse regresso ao infnito, podemos recorrer a um círculo vicioso, como fazem os matemáticos na definição de ponto e reta quando eles definem a reta como a menor distância entre dois pontos, e definem o ponto como a interseção de duas retas. Assim, a definição de reta necessita da definição de ponto, e a do ponto necessita da definição da reta, o que encerra a cadeia definicional.

Portanto, é pura burrice e insensatez tentar nivelar a glória de Deus [Imagem perceptiva do Supremo] em amor ao conhecimento empirico que diviniza o saber humano.
Outra maneira seria definir um conceito como primitivo, tal qual as pessoas fazem com o conceito de “verdade”, relativizando-a na modernidade.
Com filosofia ou sem filosofia, na prática, geralmente o que ocorre é que paramos em algum lugar (ponto) de definição, e nos “damos por satisfeitos”.
Sim, paramos em algum lugar em que estamos dispostos a não mais perguntar e assumimos que sabemos o que algo quer dizer por considerá-lo, por assim dizer, evidente, óbvio, intuitivo ou ostensivo. Este último é o que mais preservamos quanto precisamos para nos autojustificar neste batente da lineridade das razões indefinidas...
Ora, para que a linguagem faça algum sentido, temos que pelo menos assumir um pano-de-fundo que consideramos coletivamente como consensual e para que, a partir daí, sigamos em nossa tosca cadeia de definições. Assim serve o homem ao seu deus interior humanizado dados aos seus caprichos socráticos "conhece-te a ti mesmo" -, que põe o Homem na procura das verdades universais que são o caminho para a prática do bem e da virtude.

Assim, eu como homem[interior] de minhas própias reflexões e que de mim originam-se outros conceitos perceptiveis ao que se possa saber ou conhecer nesta caminhada como prólogo da existência, necessito exaustivamente de um “aterramento” para que meus conceitos se tornem intelegíveis, e  não obstante, gestados pela filosofia moderna, como Fenomologia, a Analitica de Linguagem, o Pragmatismo, o Historicismo -, são algumas verdades tomadas como evidentes e sobre as quais se pretende construir um modelo capaz de facilitar nosso entendimento do [quanto] ser humano.
E onde entra a Teologia do filosofo Paulo de Tarso?
“Porquanto o que de Deus se pode conhecer neles se manifesta, porque Deus lho manifestou” (Rm.1.19).
E o que é maravilhoso é que no Evangelho todos se encontram debaixo da mesma nuvem, porém, uns com muitas coisas resolvidas na sua vida e outros irresolutos, entretanto, todos juntos e relativamente em condições espirituais diferentes, e é extraordinário saber disso, porque a Graça sem igual é quem nos une, apesar de tantas diferenças subjetivas...
Nesta carta aos romanos Paulo apresenta um Deus pouco filosófico e mais presente ante a percepção de quem O discerne “Porque as suas coisas invisíveis, desde a criação do mundo, tanto o seu eterno poder, como a sua divindade, se entendem, e claramente se vêem pelas coisas que estão criadas, para que eles fiquem inescusáveis” (Rm.1.20).Se  tornaria de fato tão instintivo para o homem uma aceitação sem formas de um Deus [ou um Deus sem as formas do pensar antropológico...] mas que aberto conforme as adaptabilidades da vida, se formou no interior do homem?
Ora, o que de Deus se possa saber e compreender já é o bastante para se crer que além do universo do pensar filosófico dos pré-conceitos já pré-concebidos, a divindade se mantém ainda no mesmo pólo primevo da revelação!

E aí é que habita a sensatez de qualquer loucura!
Posto que o Evangelho seja a verdadeira loucura dos sábios sensatos!
Não de forma primitiva como o homem via a Deus e lia a sua própia existência. Porque Deus permanece o mesmo , mesmo o homem evoluindo no pensar sobre Deus...,
Quando o homem procura na ciência da hermenêutica o conhecer divino, e se abre para a interpretação da vida como ponto pivotal em Jesus Cristo, as demais definições se dissolvem diante do peso esmagador do absoluto Ser que é.
Aí os "gregos helenistas" novamente exclamarão sabia-mente:"Queremos conhecer este homem"...
Conquanto, eu diga: Eu conheço este Homem! Embora necessite urgentemente deste esfacelamento idiossincrático, posto que ele faz muito bem para a minha espiritualidade petrificada.
Eu disse que eu mesmo precisaria desta nuance espiritual, porém, esteja aberta para todos!

Mano Serafim

3 comentários:

  1. TESTEMUNHO DE UM EX-ROQUEIRO:
    "A VISÃO DO INFERNO"

    Rock n' Roll
    _________________________________________________




    Nasci em Novembro do ano de 1979, no alto da Móoca, em São Paulo. Meus pais moravam em São Vicente - litoral paulista.
    Meus irmãos moravam também na mesma casa; ao todo, cinco pessoas compunham a minha família.
    Meu pai era um grande fã das bandas de "ROCK IN ROLL". Nesta época ele possuía uma grande coleção de discos. Eu nasci no "BERÇO DO ROCK" e aprendi a gostar desse estilo musical ainda no ventre de minha querida mãe. Com o passar dos anos eu fui conhecendo outras bandas de rock.


    www.eternas-poesias.blogspot.com


    Cada vez mais meu pai comprava novos discos para ouvir em casa; pois, possuía uma boa aparelhagem de som, e também sabia construir suas próprias caixas amplificadas.
    Alguns discos eram "ESTRANHOS", com desenhos de "MONSTROS", "MORCEGOS", "MULHERES NUAS" e até mesmo "DEMÔNIOS".


    EM CASA EU SEMPRE PERCEBIA MEU PAI NERVOSO, E ÁS VEZES BRIGAVA COM A GENTE SEM MOTIVO NENHUM.
    Em 1985 meus pais mudaram para a cidade de Suzano, na grande São Paulo. Meu pai, porém, continuou comprando seus discos prediletos. De mês em mês ele comprava um novo disco de rock, e eu ouvia a todos eles.
    Tentando entender o que os cantores diziam nas músicas, eu comecei a estudar inglês em minha própria casa, através de livros, revistas, fitas k7, vídeos etc...


    Aos 12 anos de idade eu comecei a fumar, logo fui perdendo o desejo de estudar; e assim comecei a faltar na escola, pois já estava sendo enganado e dominado pelas influências satânicas do "ROCK IN ROLL".

    Entrei pelo caminho da prostituição aos 14 anos, já fumava e bebia cerveja com os "amigos". Na tentativa de viver "livre" e em "paz" eu caminhava para o fundo do poço a cada dia que passava. PROFANEI O LEITO DE MEUS PAIS COM UMA "namorada", EU COM 14 E ELA COM 12 ANOS DE IDADE.


    Nós nos sentíamos "adultos" e muito "responsáveis" longe dos nossos pais.
    Quando completei 15 anos eu abandonei a escola, minha mãe ficou muito triste com essa má decisão. Em casa eu brigava diariamente com minha mãe e discutia com meus irmãos. Sempre dizia para a minha mãe:

    "EU ODEIO VIVER, EU QUERO MORRER, EU NÃO PEDI PARA NASCER".

    A minha mente fora apagando em ritmo acelerado, sem que eu pudesse perceber, pois, não havia em mim forças para raciocinar acerca do perigo que me cercava.

    http://issuu.com/junioromni30

    ResponderExcluir
  2. Caro Junior,
    Graça e paz
    Esteja a vontade para fazer o seus comentários neste espaço virtual, mas que carrega em si a mensagem do Evangelho...
    Sinta-se tb a vontade para comentar o que hoje a Graça de Deus tem sido na sua vida [já que aqui o que fora postado foi apenas o seu TRISTE-munho (risos)].
    Sim, quando eu puder vou acessar o seu site!
    Um beijo,
    Mano Serafim

    ResponderExcluir
  3. Cada dia que passa você se supera em seus posts, isso me faz refletir, refletir e refletir, infelizmente nem sempre tenho tempo para ler todos, mas, satisfaz a alma, o espírito e a mente. Deus te abençoe Mano, e quando vai sair mesmo, o café com Aninha? Ou seria mais um "saral" de intelectos???
    rsrsrsrs

    ResponderExcluir

Caro leitor deixe o seu comentário. Desejamos lembrar que este espaço virtual cabe a todos democraticamente , desde que se comportem com respeito e ética(sem o tal do anonimato)...
Vale salientar que qualquer Artigo (postado no blog) pode ser reproduzido, copiado ou divulgado, desde que sejam sitadas a sua fonte e a sua autoria.
Att,
Moderador do Blog