sexta-feira, 11 de setembro de 2015

Eu apenas creio no Evangelho


SE VOCÊ FOR DE VIÉS CALVINISTA NÃO ME ENTENDERÁ, SE VOCÊ FOR DE VIÉS ARMINIANO TB NÃO ME ENTENDERÁ, MAS SE VOCÊ FOR APENAS DO EVANGELHO, ME COMPREENDERÁ AINDA QUE NÃO CONCORDE COMIGO (TEXTO).

Eu sempre encarei com franqueza, simplicidade e lucidez o evangelho.
Para mim pouco me importa o que Lutero, Calvino, Armínio dentre outros pensaram.
Nos evangelhos a ABORDAGEM de Jesus é individual e não pelo coletivo.
Isso mesmo, começa lá no coletivo, mas morre aqui na subjetividade de cada indivíduo.
Aliás, não houve ninguém que indo até a ele e não se aliviou de suas cargas existenciais, carmas, castas, angustias e pesadelos (medos).
Quando a minha salvação depender somente de mim ou totalmente de mim, já não necessito mais de um Salvador.
Eu não consigo me salvar, mas posso receber a graça como um favor imerecido.
Tanto foi oferecida a mim como foi oferecida a Hitler.
Mas há quem diga que, existir para fazer a vontade de Alguém é clausura existencial, é não ter escolha, é não possuir livre arbítrio, ou mesmo que tudo já esteja escrito nas estrelas.
Já que os dois caminhos que foram postos diante de mim foram o caminho para a morte e o caminho para a vida.
Eu penso que, a nossa condição nos diz tudo, somos/fomos criaturas.
E como criaturas recebemos este fluxo da Graça de Deus - isso não tem nada a ver com democracia - quem decidiu unilateralmente foi o Criador. E graças a Deus ele decidiu nos amar.
Foi como disse o Apóstolo Paulo, não teria o domínio, poder e o direito do "oleiro" sobre os "vasos"?
Daí eu vejo mais amor ainda, quando livremente o Criador revela dois caminhos para que possamos escolher livremente, mas quem toma qualquer decisão é o homem.
Eu compreendi que o amor faz dessas coisas...
Ele mostra os caminhos e permite que o indivíduo o escolha - ainda que um dos caminhos leve a morte ou separação eterna de Deus. Do contrário Deus não seria Deus e Deus não seria um Deus de amor.
Desta forma, para os que me discernem, eu vivo caminhando por fé no amor de Jesus, salvo, embora sem saber se serei salvo?
Sim!
Porque quem me salva não sou eu, mas Deus.
O critério de julgamento dele passa longe do meu - há soberania divina como também há liberdade humana. Jesus disse: "Para essa hora eu nasci" e em outra Escritura disse: "Se for possível passa de mim este cálice!". Dito ele isso, não implica que Deus já o tinha predestinado ao calvário, e se o tivesse, antes seria o próprio Jesus quem deveria aceitar a sua "eleição", posto que antes de tudo venha a fé. Não poderia ter Jesus orado a Deus desistindo de morrer por todos e de imediato Deus o enviaria 12 legiões de anjos?
Claro que sim, está escrito esta hipótese!
Meu Deus, o meu conceito e discernimento de santidade nem arranha a assombrosa santidade divina.
Eu oro para que eu apenas não seja confundido, pois, para além de mim e de minhas obras eu jamais seria glorificado se Jesus não estivesse em mim e eu Nele.
Eu confio no seu amor e não na eleição teo-lógica, ou quer que seja alguma predestinação doutrinária.
A Graça me faz sonhar!
M S

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Caro leitor deixe o seu comentário. Desejamos lembrar que este espaço virtual cabe a todos democraticamente , desde que se comportem com respeito e ética(sem o tal do anonimato)...
Vale salientar que qualquer Artigo (postado no blog) pode ser reproduzido, copiado ou divulgado, desde que sejam sitadas a sua fonte e a sua autoria.
Att,
Moderador do Blog