domingo, 4 de julho de 2010

O Valor da alegria...(18/12/2008)

O VALOR DA ALEGRIA (Pr. Elinaldo Renovato de Lima)


Há muitas pessoas que estão trabalhando na Casa do Senhor. Uns, com muitos cargos, outros, com poucos cargos, e muitos sem cargo nenhum.

O importante não é ter cargo. O importante é servir ao Senhor com alegria. O que conta para Deus não é a quantidade daquilo que se faz, mas a maneira pela qual o fazemos. Para Deus, vale muito mais o que está no coração, do que o que aparece diante da visão humana.

O salmo 100, a meu ver, é o salmo do obreiro cristão, da pessoa que trabalha na Obra, daquele ou daquela que serve a Deus. O versículo 2 deve ser o lema dos que querem servir na igreja.

A alegria é a mola propulsora do entusiasmo, da disposição de servir. Se alguém serve sem alegria, o trabalho não rende. Não dá fruto. Fica emperrado. Se, porém, houver alegria, tudo fica mais fácil, os obstáculos são vencidos, as barreiras são quebradas.

Servir ao Senhor com alegria dá paz ao coração, dá ânimo a quem faz, e contagia a quem está em volta.

Certo homem, era vizinho de uma igreja evangélica. Todos os dias de culto, passava em frente do templo, olhava, mas não fazia questão de entrar. E assim passaram-se anos. Um dia, porém, aquele homem adentrou ao templo, ouviu a mensagem e, na hora do apelo, foi à frente, aceitando a Cristo como salvador.

O pastor, muito feliz, fez questão de cumprimentar o novo convertido, dizendo-lhe: Estou muito feliz porque você ouviu a mensagem que preguei nesta noite, e aceitou a Cristo! Ao que o homem respondeu: Não, não foi por causa da mensagem. O que me fez entrar na igreja foi o sorriso daquele porteiro que fica lá, na frente do templo. Ele me contagiou. Sempre que passo, ele me cumprimenta com um sorriso. E isso me fez pensar que ele é feliz, e resolvi entrar e ser crente.

Aquele porteiro soube fazer diferença. É que ele estava ali, não por sentir-se obrigado, mas por servir ao Senhor com alegria.

Em Cl 3.23, lemos que tudo o que fizemos, devemos fazer como ao Senhor e não aos homens. Quem serve ao Senhor com alegria faz bem feito, faz com cuidado, com zelo, com dedicação. Não precisa ser fiscalizado. Porque faz com amor, com interesse, por fazer para Deus.

Que o Senhor nos ajude a todos, aos líderes da Juventude, aos líderes de departamentos, aos dirigentes e obreiros de congregações, às irmãos de oração, aos grupos de louvor, aos que trabalham na área administrativa, enfim, a todos, a servirmos ao Senhor com alegria.

---------------------------------------------------------------------------

Por Alfredo Serafim:



A felicidade existe???


O que significa felicidade?


Jó nos ajuda a entender melhor o sentido da existência humana ele nos e-leva a pensar do quanto a vida representa um desa-fio permanente e meditar sobre o sentido do sofrimento....

O que significa ser feliz?


Há quem afirme de que a felicidade seja uma utopia, uma invenção, e que na vida, o que existe são apenas momentos felizes...
Mas, para você em que consiste a verdadeira felicidade?


Todos os dias fazemos alguma coisa [uma viagem mental] que nos proporcione felicidade ou algo que nos empurra para a in-felicidade, a cada instante podemos sermos mais felizes ou mais in-felizes, tudo depende daquilo em que acreditamos, na realidade são poucos que sabem o que é a felicidade e o que não é ser feliz, frequentemente pessoas buscam ser felizes onde a felicidade não está, há quem diga de que a felicidade não existe!


Jó é um exemplo de que a verdadeira felicidade existe sim, ela é fruto da luta interior e pela busca do sentido da vida encontrada somente em Deus.


Jó era um homem bom, rico, feliz e viveu uma experiência muita amarga em sua vida; perdeu tudo que possuía: filhos, riquezas e saúde...


Jó nos direciona para a verdadeira felicidade e portanto pode nos ensinar de que a experiência humana está sempre aliada ao amor de Deus...


Eu quis dizer: A Sua Maravilhosa Graça.


Um beijo,

Mano
--------------------------------------------------------------------



Olá,



" No mundo tereis aflições" isto é inegável.

Mas quem está em Cristo consegue sobrepor as adversidade.

Aliás este tema é complexo (e ao mesmo tempo para os cristãos não) mas requer um aprofundamentoooooooooooooooooooo!



Ultimamente não estou no ápice da felicidade (humanamente falando), mas estou certa de que em Cristo a minha felicidade é perene, apesar de.... Ele é Tudo para mim, mesmo passando por alguns vales (pertinentes para o amadurecimento)



Saúdo vos nAquele cuja Paz excede ao nosso entendimento!!!



Maeli



--------------------------------------------
Resposta:
Shalom Ma(eli)na,


E quem é "O" bastante maduro para afirmar de que o sofrimento interior é a ação-divina e dolorosa para um crescimento espiritual?


E quem é espiritual "O" bastante para dizer de que já é maduro para compreender o agir de Deus sobre o homem, pois, nem mesmo Aquele (Jesus) que obteve o MAIOR conhecimento e discernimento de Deus, entendeu o porque de tanto sofrimento...Percorra os seus olhos no horto do gêtsemani e tente encontrar respostas...Há quem fale: "Não nos é permitido questionar a Deus , e em hipótese alguma"!


E isso nunca foi verdade!


Na Bíblia o que mais vemos são homens "peitando" a Deus, a exemplo de Moisés, Davi, Jó, e Pedro ....Eles 'peitavam' a Deus, e ao mesmo tempo que diziam:" DEUS eu não te entendo!..., diziam: Deus, mesmo eu não te entendendo, eu te amo"!!!!!!!!!


Simplesmente observamos a distância (pouca percepção) tudo aquilo que acontece conosco, digo: o que vai por dentro do velho e enganoso coração humano. E na maioria das vezes não encontramos respostas acalentadoras para tais indagações pertinentes ( isso é ou não é uma verdade existencial?).


E quem diz que conhece o sofrimento como lapidação da alma como assento-do-espirito, acredito que já desvendou o poder avassalador do pecado; e faz juízo de que o pecado prejudique bem mais a Deus do que ao própio ser humano[...]...


E a resposta que tenho sobre as dores que carrego no meu própio existir são: Uma incapacidade de discernir o mal como MAU e o bem como o BEM para aqueles que amam a Deus no amor de Deus (entende?)...


-- Ora, o que espiritualmente carrego no meu corpo são as marcas de Cristo, e do Própio Cristo verteu suor-de-sangue [sua própia vida humana], justamente por não entender o PORQUE de tanta dor sem merecer e de tantas perguntas sem respostas...


Haja vista de que o Pai que sempre O ouvia, aliás isso sempre esteve claro diante de todos que o seguia, embora e na sua 'precisão' (angústia profunda de alma), o Pai permaneceu em Seu silêncio ante ao seu sofrimento do Filho?!...Cria-se portanto um paradoxo entre o AMOR e a própia REDENÇÃO consumada somente em Deus...,


E muitos dos que O viram dependurado naquela cruz arrazoaram-se entre si: "Ele curou a tanta gente e não pôde se livrar das mãos dos tiranos romanos".


Visto que o própio Cristo disse dantes no jardim da agonia: "Se for possível meu Pai passe de mim este cálice".


Outrora Jesus dizia: "Pai eu sempre sei que me ouves"...E logo mais, no Golgota exclamou: "A angústia está próxima e não há quem me livre!". (Sm.22).


Chegou até a pedir uma oração intercessora aos seus discípulos pe(s)cadores, porém sem sucesso algum.


De uma coisa eu sei, ninguém sabe qual o remédio para evitar as dores de quem entra num trabalho de parto para dá a luz a uma vida espiritual que outrora fora gerada em suas entranhas.


Foi assim a oração de Paulo pelos efésios: "Oro para que Cristo seja gerado dentro de vós!".


Uma vez que Cristo é gerado dentro de nós. Passamos a ser co-participantes em suas aflições, e glória.


Posto que Ele havia pedido ao Pai: "Quero que a minha vida se glorifique neles, ou seja, neles SOU glorificado"!


E você está disposto(a) a ser glorificado (a) sobre a glória Daquele que enfrentou a dura cruz?


Não precisa se desesperar ! (Rsrsrs).


Porque hoje vivemos debaixo de sua graça e a graça foi nos outorgada justamente para isso.


Para estarmos debaixo dela e não da Lei..., para podermos ser livres dos pecados e da maldição da lei..., para fazermos tudo que o Evangelho nos oferece como dádiva..., para usufruirmos das bênçãos espirituais, materiais, emocionais e vitais do Evangelho de Jesus Cristo. Hoje e agora!


A graça nos concede o poder de fazermos tudo aquilo de que jamais se poderia fazer: "Tudo eu posso fazer, mas nem tudo me convém; tudo posso viver, mas nem tudo me edifica".... A graça não nos dá o aval para pecarmos , mas nos mostra o Caminho da vida em Amor existencial - Não há homem algum que obrigue a alguém que vive debaixo da graça cumprir os votos da Lei.


E que fique discernido como verdade: Que nenhum homem será juiz de outro homem e ninguém é dono de ninguém, isto é a graça e quem entende mergulha nela e compreende de que todos se tornaram livres para amar, adorar e servir a Deus da forma e da maneira que Deus é, e Deus é AMOR!.


Senão somente através da Sua multiforme graça em nossas vidas. E não através da UNIFORME des-graça que a religião impõe aos homens...,


Ainda que o sofrer nos leve para perto do Senhor ainda assim é mais lucrativo do que viver neste mundo cão sem perspectiva alguma. E com uma "boca escancarada cheia de dentes esperando a morte chegar" (Raul Seixas).


A dor faz parte da vida do ser humano. O homem nasce pela dor, vive em dores e se vai deste mundo deixando dores...Entretanto a maior dor é de não saber de onde veio e nem para onde vai!!!!!!!!!!!


Seria possível ser feliz sem ao menos sentir o cheiro triste da dor?


Seria humano viver uma vida em dores sem ao menos experimentar o gosto do amor?


Seria um ato de amor se a dor não ultrapassasse a matéria e se detivesse no portão celestial?


Seria malévolo encerrar o discurso sobre o amor de Deus e o ódio do ser humano nos tribunais celestiais?


Deus não quis apenas ouvir acerca da dor do homem, Ele mesmo quis ser homem para experimentar de seu sofrimento e enfim poder ajudá-lo a vencer as aflições deste mundo caído.


Um dia entenderemos de fato o porque de tudo isso. E ali saberemos de que Deus sempre torceu por nós. E é aí onde se calam todos os argumentos filosóficos, teológicos, éticos, moaralistas, religiosos, humanistas, antropológicos, e espirituais...


Ninguém sabe de coisa alguma...,


E quem afirma algo é jactoso por natureza!


A "verdade" é que tudo nos foi ocultado e eu não sei o porque!


Todavia o cristão foi chamado para viver da FÉ. E fora disso a alma do Senhor não se comprazerá com o mesmo.


É a Bíblia quem afirma isso e não eu , examine-a!
Pense nisso!






Mano Serafim ............18/12/2008

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Caro leitor deixe o seu comentário. Desejamos lembrar que este espaço virtual cabe a todos democraticamente , desde que se comportem com respeito e ética(sem o tal do anonimato)...
Vale salientar que qualquer Artigo (postado no blog) pode ser reproduzido, copiado ou divulgado, desde que sejam sitadas a sua fonte e a sua autoria.
Att,
Moderador do Blog