segunda-feira, 28 de dezembro de 2009

Um breve comentario sobre a Ética Cristã



A ÉTICA NA IGREJA CONTEMPORÂNEA


O senso comum não distingue a ética da moral, os costumes dos usos, e a cultura do reverenciado âmbito de repetir atividades. Observando a evolução capitalista que vivenciamos desde a Revolução Industrial identificamos que a ética vem tomando conotações apreciadas pela sociedade. Originalmente do grego ethos que significa modo de ser, caráter, a ética tem como estudos filosóficos das leis morais que regem as nações humanas, um aparato de convicções empíricas sobre o que definimos de algo “politicamente correto”.


A Instituição Igreja tem comungado pensamentos éticos e formulado dizeres do que aparentemente seriam teorias de verdade. Mesmo que a igreja use de artifícios diversos para criar um novo conceito de ética com novos modelos de conduta, ela nunca passará despercebida pelo crivo moral da sociedade, estará em uma batalha que comungará eternamente entre opiniões e conceitos do pensamento social e eclesiástico.


Em alguns momentos as éticas sociais e eclesiásticas encontram concordância e promovem a defesa daquilo que nós aprovamos. Para que isso aconteça sempre deverá chegar ao extremo daquilo que defendemos como verdade ou atos que rejeitamos em nossos pensamentos culturais e cognitivos.


A igreja tem atravessado um momento que a discrepância entre o subjetivo desejo de um líder e o pensamento coerente da sociedade tem gerado um abismo entre o ético e o antiético, tudo isto em nome de vontades pessoais aonde a busca de realizações sobrepõem o estado de realidade que vivenciamos, e pior, tudo isto em nome de Deus.


Voltamos a cobrar indulgencias, retrocedemos o que foi abolido, vendem-se terrenos no céu, diluem a inteligência da parte passiva desta relação. A grande massa mantém os olhos fechados por que acreditam em um conceito de ética maior, a ética divina. Enquanto isso a igreja tem sido banalizada e aceita pela sociedade como um ambiente vil que agrega homens cleptomaníacos extremamente materialistas.


Hoje para ser uma igreja ética temos que fugir do que a maioria dita como normas, devemos nos tornar opositores à doutrina capitalista. Devemos adotar um sentimento fraternal de responsabilidade social e seguir os padrões legais que nos asseguram moralidade. Antes de tudo viver uma vida no acréscimo donativo de ser algo para alguém e levar Deus a um mundo desejável de homens honestos que ensinem a palavra da verdade.


Com isso tornaremos a ser respeitados como Igreja de Cristo, como instituição séria, que prega um evangelho do Reino e supre uma necessidade que todos têm de estar mais próximo de Deus. As pessoas olharão e reconhecerão que ainda existe esperança, esperança que está sendo dissipada pelo materialismo antiético de homens que se denominam semi deuses, poderosos ao ponto de tentar refazer a modificar o conceito de ética.


Escrito por Iuri Henrique Cerqueira.

2 comentários:

  1. Mano

    Bom comentário este seu...

    Pergunto: Quem é mais ético, um assassino que chega para o seu advogado de defesa e confessa que de fato quem matou foi ele e que matou por vingaça, ou o advogado que vai ao julgamento do réu mediando a sua inocência?
    O que significa ser probo para o ser humano?
    Ora, seria ético para Jesus Cristo em dizer para o MARGINAL da cruz: "Ainda hoje estarás comigo no Paraiso". Posto que ele estava sendo executado pelos seus maleficios ante a sociedade?(rsrsr)

    E na mesma toada, segue o CONSTANTINISMO (cristianismo histórico) tirano (não vejo saúde no cristianismo milenar)! Jesus seria um cristão?!

    Se filosoficamente a expressão "Moral" possui sinonímia com a expressão " Ética"
    significa dizer que a moral- da- ética seja justamente aquilo que nos falta por excelência...,
    Posto que nada do que se pensa ser AMORAL seja de fato IMORAL.
    Assim segue a humanidade com passos de formigas e diversas ambiguidades!
    Não sei se é direito assim, mas sei que direito todo mundo tem, sim todos tem o direito e a livre escolha de seguir o que acredita e deseja...,Se é da igreja de onde poderia vir os ditames ante a conduta do viver decente e recheado de moralidade santa, esperem mais um pouco e verá a Van Premier ( uma pessoa mui especial), o Anticristo!
    A nossa morale e ética cabem bem socadinha num saco de farinha misturado com bastante extrumo de vaca!!!!!!!!
    E a nossa maneira de fazer justiça deriva originariamente dos déspotas romanos...,
    Seria o mesmo que está na tv em horário nobre e pregar: "Olhem para mim e serão salvos das suas falsas MORAIS!"...e mais, o que é antietico para a igreja doente de hoje é tudo aquilo..., e todos os que se levantam em nome do EVANGELHO da verdade e que põe toda verdade relativa aos pés da CRUZ do CALVARIO...

    E é preciso ser ético ?

    SIM, mas CLARO!, pois faz bem para o espirito, assim como o estético faz bem para alma de quem se olha positivamente no espelho!

    O que não levo em conta como moral e ético é olhar para a INTITUIÇÃO FALIDA chamada de igreja de Jesus de século XXI e nela me espelhar como um conjunto de leis e condutas sacras que me farão ser um ser-pessoa melhor no chão da vida...,
    E quer de fato saber como me encontro neta Disney World Ecumênica ?
    Totalmente desviado dos padrões eticos da famigerada estereotipada "igreja"!!!!!!!
    No evangelho sou salvo da MORAL e da ÉTICA religiosa dos evangelicos.
    Sim possuo um "salvo-conduto" existencial Nele!

    Fui!!!!

    Mano Serafm

    ResponderExcluir
  2. Muito bom!!! Deveria ser Ética III. rsrsr abraço!

    Ass: Iuri Henrique pelo perfil de Aline

    ResponderExcluir

Caro leitor deixe o seu comentário. Desejamos lembrar que este espaço virtual cabe a todos democraticamente , desde que se comportem com respeito e ética(sem o tal do anonimato)...
Vale salientar que qualquer Artigo (postado no blog) pode ser reproduzido, copiado ou divulgado, desde que sejam sitadas a sua fonte e a sua autoria.
Att,
Moderador do Blog